segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como os índios serão salvos sem terem contato com a Bíblia?




Essa pergunta é muito importante porque a resposta a ela nos mostrará o quanto Deus é amor e justiça.

A Bíblia diz que o Criador se revela ao ser humano “de muitas maneiras” (Hebreus 1:1), o que indica que a própria Palavra de Deus não é o único meio de revelação Divina.
Não irei me deter nas várias formas pelas quais Deus revela a vontade dEle (consciência, circunstâncias, profetas, etc). Quero me ater naquelas que Ele usa para mostrar aos povos indígenas (e povos pagãos) que Ele existe:
1) A Natureza: As obras criadas são outro livro Divino que pode ser lido por qualquer pessoa (Salmo 24:1). Romanos 1:20 esclarece bem esse ponto:
Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.” Romanos 1:20 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).
Percebe? Deus se revela aos índios por meio da natureza. Se eles viverem de acordo com a luzque receberam do Espírito Santo por meio das obras criadas - ao ponto de o reconhecerem e aceitarem o Criador – o Senhor levará isso em conta no dia do juízo.
2) A Consciência Moral: Dentro de cada um de nós há princípios morais que nos dizem o que é certo ou errado. Seja um ateu, índio ou cristão, todos possuem valores dentro de si que são universais, como, por exemplo: manter relações sexuais com a mãe é errado. (Claro: há poucas exceções em algumas culturas).
Esse foi um dos argumentos (o da Consciência Moral existente em cada ser humano) que convenceu o maior ateu dos últimos cem anos – o filósofo Antony Flew – a acreditar na existência de Deus!
Portanto, sendo que cada um será julgado “segundo as suas obras” (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12), podemos concluir que no juízo Deus levará em conta o conhecimento que a pessoa teve dEle (independe do meio, pois o Senhor tem várias formas de mostrar a Sua vontade) e o que ela fez com tal conhecimento (se viveu de acordo com ele ou não).
E, a boa notícia não se encerra aqui. As Sociedades Bíblicas têm feito um trabalho extraordinário em traduzir a Bíblia para dialetos indígenas! A Sociedade Bíblica do Brasil, por exemplo, capta recursos para realizar a nobre tarefa de disponibilizar a Bíblia a cerca de 370000 pessoas que falam aproximadamente 180 idiomas diferentes. Veja que relato bonito de um irmão índio que teve acesso às Escrituras na língua dele (Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil. Link: http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=111&p=17)
“Obrigado Deus. O Senhor Jesus preparou cada um de nós, principalmente, nossos índios, o meu irmão índio Guarani, Kaingang, … e demais irmãos índios que estão presentes. Ele nos preparou para que tenhamos a Palavra dele na nossa língua. Quando eu leio a Palavra de Deus na nossa língua eu entendo melhor. Creio também que cada um de nós, como o Guarani, e os demais que leiam essa Palavra no seu idioma puro, entendem melhor essa Palavra de Deus. Então eu agradeço a Deus por causa disso. Deus nos deu uma grande oportunidade. E também preparou muitas pessoas para trazer essa mensagem para cada um de nós.”
(Salvador Sanches, líder do povo Kaiowá – localizado no Mato Grosso do Sul, Brasil – durante o lançamento da Bíblia completa em Guarani-Mbya, em Rio das Cobras, Município de Nova Laranjeira – PR).
Assim, vemos que ninguém ficará sem ter a oportunidade de conhecer a Deus e O aceitar. Nosso Deus é muito bondoso: Ele não quer que ninguém se perca, mas que todos se arrependam de seus pecados e tenham a chance de serem salvos (1 Timóteo 2:4).
Um abraço e que Deus lhe abençoe,
Leandro Soares de Quadros
Consultor bíblico
Jornalista

3 comentários:

  1. PAz seja contigo, meu irmão. Quando Jesus chamou as crianças de salvas, ele estava em Israel, nação eleita das promessas de Deus, logo, todas as crianças de Israel, se morrerem ainda crianças, estão debaixo da promessa e estão salvas. Mas somente as crianças, os adultos são uma coisa a parte " Ainda que seu número seja como a areia da da praia, o remanescente é que será salvo. Quanto aos gentis, se nenhum dos pais forem crentes, não há amparo na Bíblia, pois o apóstolo Paulo disse: De outra forma, seriam impuros. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Chegou o livro mais polêmico e revelador dos últimos tempos!
    = O POMO DE OURO =
    Sinopse: Henrique foi instruído nos mistérios da Maçonaria desde criança e tornou-se um bom Mestre Maçom. Entretanto, por ocasião dos atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, Henrique descobriu coisas tão perturbadoras que fizeram ele se afastar da Maçonaria e isolar-se do mundo, até que sua amiga Eva Cristina foi procurá-lo para ajudá-la a decifrar um código que o pai dela havia deixado numa carta antes de falecer em suas explorações arqueológicas. A partir daí, Henrique se vê obrigado a usar de seus conhecimentos secretos da Maçonaria para ajudar Eva a encontrar e devolver a quem de direito um objeto do qual depende o futuro da humanidade: o pomo de ouro.

    Com uma narrativa dinâmica e envolvente para uma trama repleta de mistério, aventura e reviravoltas, o leitor é apresentado a uma série de contradições envolvendo os atentados de 11 de setembro, se torna conhecedor das mentiras da Igreja Católica e dos mais finos mistérios da Maçonaria, além da interpretação contundente de um conjunto de profecias que parece estar se concretizando a todo o momento em nosso tempo.

    Realidade ou ficção? O Pomo de Ouro é a leitura mais intrigante, misteriosa e polêmica dos últimos tempos. Um livro único e imperdível!

    LEIA 20 CAPÍTULOS DO LIVRO GRATUITAMENTE NO BLOG:
    http://opomodeouro1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá. Faz tempo que busco entender isto. Como os indios não conheciam a Deus, não respeitavam os 10 mandamentos, não rezavam, etc, não seria justo imaginar que eles seriam penalizados por isto. Contudo, porque lhes foi ensinado a doutrina católica? A onisciencia divina não deveria ter se revelado a eles? Como entender que somente depois de 1500 anos eles deveriam abraçar o cristianismo? E se, caso a América tivesse sido colonizada pelos árabes, seria parte do plano de Deus que os índios abraçassem o islamismo?

    ResponderExcluir

AVISO

O Bastidores da Verdade disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no blog.

Termos de comentário:

- NÃO OFENDA DE QUALQUER FORMA, O AUTOR DO BLOG OU OS VISITANTES.
- NÃO VENHA COM DISCORDÂNCIA, SEM PROVAS.
- NÃO USE PALAVRAS XULAS.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Comentários que violar as normas não serão publicados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...